A cidadania, origem da minha imigração

Para quem tem antepassados italianos e se interessa pelo tema ou sonha em reconhecer a sua cidadania italiana, vou explicar o que aprendi quando fiz meu processo e detalhar o que for possível.

O mais importante de entender é exatamente isso. Qualquer pessoa que tenha antepassados italianos é italiana. Esse conceito é o jus sanguinis (uma expressão latina que significa “direito de sangue”)

Fora da Itália, o processo administrativo de reconhecimento da cidadania pode ser solicitado diretamente no Consulado ou Embaixada italianos, mas o processo pode ser demorado porque há muitos descendentes de italianos espalhados pelo mundo. No Brasil, por exemplo, pode levar mais de dez anos.

Existe a alternativa também administrativa, de estabelecer residência na Itália e fazer o processo ali, apresentando seu caso à Prefeitura do município (Comune, em italiano)  em que viverá. O tempo desse processo varia, mas pode levar  de 2 a 5 meses (há casos que chegam a mais de um ano). Durante o período, você deve residir na Italia e solicitar uma permissão para permanecer na Itália e poder esperar legalmente a formalização de sua cidadania.

Existe ainda uma via Judicial, em que o requerente entra com um pedido via advogado ao tribunal italiano da região de onde seu antepassado é oriundo e este processo pode ser feito também sem sair do seu país de residência. Quando eu reconheci a minha cidadania esse processo também era bem demorado, mas recentemente parece estar mais ágil e é consenso na área que é o mais prático atualmente para quem não tem o objetivo imediato de morar na Itália.

O que não era meu caso. Eu decidi pelo processo na Itália não pelo tempo, não pelo custo, mas sim porque não pretendia apenas “pegar o passaporte” e voltar correndo para o Brasil. O que eu queria era realmente viver na Itália, então a minha decisão de qual processo escolher era muito clara. Me mudei para cá, em 2019, tive minha documentação italiana finalizada em 2020 e desde então vivo aqui, realizando meu sonho italiano.

Mas essa é apenas uma visão geral, vou entrar em mais detalhes em seguida. Acompanhe!

Leave a Comment

Scroll to Top