Umas das coisas que sempre me impressionou desde que imigrei para a Itália, vinda de um país tropical, é como a alimentação na Itália é sazonal.
Os itens que você encontra no supermercado e nas feiras no inverno, você não encontrará no verão.
Isso é diferente no Brasil porque não temos as estações do ano tão “marcadas” como temos aqui. O inverno tem alguns dias mais frios, mas raramente abaixo de 10 ºC e muitas ondas de calor entremeadas nos poucos dias frios. Devido ao clima e a um controle agrícola muito diferente que permite o uso de aditivos não tão saudáveis (mas essa é outra discussão), podemos comer quase tudo o ano todo no Brasil e não temos essa cultura sazonal para a alimentação.
Na semana passada (estamos em outubro), quando cheguei ao caixa do supermercado com um Pandoro, a moça no caixa praticamente me repreendeu (em tom de brincadeira) por estar comprando o Pandoro. E os outros clientes que estavam por perto se juntaram a ela, espantados com o fato do item estar disponível agora para eu comprar:
Caixa: O quê? Pandoro? Você vai comer isso agora? Ainda nem estamos em dezembro!
Senhora aleatória: Pandoro? Por que o supermercado está vendendo Pandora tão cedo? Meu Deus, isso não está certo!
Outra senhora aleatória: É muito bom, mas você não pode comer agora!
Tentei justificar que estava recebendo visitas em casa e que precisava de algo para oferecer com chá, e que me pareceu uma boa opção, mas eles não aceitaram. Eu me senti como uma fora da lei, mas demos boas risadas.
O meu foi o primeiro Pandoro que a loja vendeu este ano. (pela comoção, será o único até dezembro)
E você? Já está aproveitando as guloseimas de Natal?