Greve

Tenho uma dúvida sincera sobre essa greve de escritores e atores e sempre tenho medo de fazer perguntas porque já fui mal interpretado em perguntas muitas vezes, mas enfim …

Tenho pensado que a ampla pausa no setor em todas as produções televisivas e cinematográficas está afetando não apenas os escritores e atores. Entendo e admiro o fato de os “grandes” atores e escritores estarem apoiando aqueles que não têm a mesma voz e privilégios e que precisam dessa negociação muito mais do que eles, acho isso incrível, mas também há muito mais pessoas envolvidas nesse congelamento.

Eu sou aquela pessoa que permanece no cinema até o final dos créditos,  o volume de diferentes funções e pessoas envolvidas em uma produção sempre me surpreendeu, desde a primeira vez que entrei em uma sala de projeção. Isso se apenas mencionamos os creditados na tela, pois há muitos mais, equipes de limpeza, equipes de bufê, assistentes de assistentes, planejadores de todos os tipos, muito trabalho de escritório.

Enfim, essas são as pessoas com as quais estou preocupada. Elas não estão podendo trabalhar e ganhar seu sustento por alguns meses e o que mais me preocupa é que, quando tudo isso acabar, os grevistas estarão em uma posição melhor, sendo devidamente reconhecidos e remunerados por seu trabalho – o que é mais do que justo – enquanto essas outras funções terão perdido alguns meses de trabalho e voltarão às mesmas condições de trabalho de antes, e isso não parece justo.

E sim, isso não é algo que os os grevistas possam considerar agora, eles estão fazendo a coisa certa, estão lutando pelo que é certo. Estou apenas pensando que isso torna o cenário ainda pior e que as empresas bilionárias não estão realmente ajudando.

Além disso, como parte do público, me entristece pensar que 2024 pode ser um ano muito lento em relação ao lançamento de novos filmes e programas diversos, mas também desejo que, do outro lado, surja um setor mais forte em que as produtoras e empresas independentes e menores também tenham seu espaço, pois entendo isso como parte da solução, não apenas a negociação e seus resultados diretos em si. Estou apostando nas produções independentes. As possibilidades são sempre infinitas quando há vontade de criar arte.

Ok, acho que não havia uma pergunta aqui, a menos que as pessoas queiram discutir meus pensamentos comigo e responder. Eu disse que não era boa com perguntas…

De qualquer forma, apoio as greves, mas estou preocupado com o panorama geral e não tenho certeza de como isso vai se desenrolar.

Leave a Comment

Scroll to Top